Sign In

Benefícios de ter um animal de estimação

Benefícios de ter um animal de estimação

Ter um cão ou um gato tem inúmeros benefícios tanto para a sua saúde mental como física. Quem os tem sabe como ter um animal de estimação é ter um fiel companheiro, sempre disposto a mostrar o quão feliz é por pertencer à família.

Aumento da atividade física

A atividade física é importante tanto para donos como para animais e a maioria dos animais de estimação são bastante energéticos e adoram dar longos passeios diários ou jogar ao “busca”, o que o vai ajudar a manter-se ativo, sem que se aperceba.

Estes companheiros de quatro patas fazem até os mais preguiçosos levantarem-se do sofá. Por outro lado, se caminhadas ou corridas diárias já são um hábito para si, poderá passar a ter uma companhia, dando-lhe até uma maior sensação de segurança.

E não só os cães promovem um estilo de vida mais ativo, brincar com o seu gato também é uma forma eficaz de se manter ativo em casa.

Promove um estilo de vida mais social

Entre os passeios diários no parque e as idas às creches caninas ou treinos, conhece sempre novas pessoas que provavelmente também adoram animais, um excelente tema para quebrar o gelo.

É um cenário bastante frequente dois cães aproximaram-se e os seus donos trocarem algumas impressões acerca de dicas, truques para treinos ou sobre o temperamento do seu pet. Este benefício pode ser bastante positivo para os mais tímidos ou para quem tem mais dificuldade em fazer conversa de circunstância.

 

Melhora o nosso bem-estar

Nos dias que correm existem cada vez mais tarefas que temos de riscar da lista levando a altos níveis de stress e ansiedade podendo originar diversos problemas de saúde. O antidoto para estes problemas pode ser ter um patudo ou um bichano, uma vez que o simples ato de lhe fazer festinhas ou brincar com o amiguinho pode acalmá-lo imenso.

Um estudo, que envolveu 249 estudantes, da Washington State University revela que apenas 10 minutos de interação com gatos ou cães reduz significativamente o stress. Este estudo demonstrou que após a interação com os animais os alunos registaram níveis significativamente mais baixos de cortisol – hormona que ajudar o organismo a controlar o stress.

Reduz a sensação de solidão

É particamente impossível sentir-se solitário na companhia de qualquer amiguinho doméstico, uma vez que na sua maioria são bastante sociáveis e adoram companhia, seja animal ou humana.

Se vive sozinho ou passa muito tempo sem companhia, o amor incondicional de um animal doméstico é a solução perfeita para combater a solidão. Ter a receção calorosa de um amiguinho quando chega a casa depois de um dia de trabalho, pronto para receber muito carinho ou para uma sessão de brincadeira. Tem, ainda, a vantagem extra de poder desabafar e contar-lhes tudo sobre o dia, sem que se fartem de o ouvir.

Aumenta o sentido de responsabilidade

Todos os tutores de animais sabem o tempo, dedicação e paciência que eles exigem, mas também podemos aprender imenso com eles. Desde apreciar o tempo ao ar livre, a ser mais sociável, mas também a ser mais responsável. Pois, ser tutor acarreta uma grande responsabilidade e necessidade de assumir várias tarefas diárias, como por exemplo a alimentação, cuidados de higiene e escovar o pelo.

Prev Post
Voar com o animal de estimação. O que precisa de saber?
Next Post
O que precisa de ter em casa antes de adotar um gato

Add Comment

Your email is safe with us.

0
Close

Your cart