Sign In

Voar com o animal de estimação. O que precisa de saber?

Voar com o animal de estimação. O que precisa de saber?

Vai viajar de avião e pretende levar o seu fiel companheiro de quatro patas consigo? Há algumas coisas que deve saber antes de planear as suas merecidas férias.

A primeira é que nem todas as companhias aéreas permitem o transporte de animais de estimação. Contudo, as que permitem têm alguns critérios a cumprir. Confira aqui.

Reserve um bilhete para o seu animal de estimação

  • Não se esqueça de reservar com antecedência o bilhete do seu companheiro, pois muitas companhias aéreas têm vagas limitadas para animais a bordo em cada voo. Contudo, no ato da reserva do bilhete deverá fornecer informações como:
  •  
  • – Tipo de animal de companhia a transportar;
  • – Dimensões do contentor de transporte;
  • – Peso total do animal + contentor.
  •  

Lembre-se, ainda, de conferir se os aeroportos do seu destino aceitam a entrada de animais e o que deverá ter consigo.

Que documentos devo levar?

Segundo a ANA – Aeroportos de Portugal, para poder viajar com o gato, cão ou furão é necessário fazer-se acompanhar do Passaporte de Animal de Companhia da União Europeia, emitido por um médico veterinário autorizado. É obrigatório o animal ter implantado um microchip que permita a sua identificação e ter a vacina antirrábica válida.

Caso o seu destino seja fora da União Europeia, informe-se junto da Direção Geral de Alimentação e Veterinária acerca dos documentos que devem acompanhar o seu animal de estimação.

Onde viajará o meu animal?

Independentemente do seu destino, terá sempre de transportar o seu animal de estimação numa transportadora, que deverá ser mencionada no ato da reserva, tendo em conta o tipo de animal e o seu peso total combinado com o contentor.

Por norma, animais mais pequenos e até aproximadamente 8kg, poderão ser transportados na cabina e os animais de médio ou grande porte terão de ser transportados no porão.

Todas as companhias aéreas têm regras rigorosas relativamente ao transporte de animais, tanto na cabina, como no porão. Sendo, por isso, fundamental seguir à risca as instruções indicadas.

Que cuidados devo ter com meu animal antes do embarque?

O animal deve estar familiarizado com a transportadora. Alguns dias antes da viagem, coloque lá dentro um cobertor ou os brinquedos preferidos do seu animal, algumas guloseimas para que o seu amiguinho se vá habituando e associe a transportadora a algo positivo, evitando que fique ansioso no dia da viagem.

Para que o contentor fique mais cómodo forre o fundo com um material absorvente e não se esqueça de deixar algum objeto que lhe seja familiar.

Coloque uma etiqueta no exterior da transportadora com informações sobre o animal, como o nome, a morada de destino, o nome e o contacto telefónico do dono/a.

Antes do voo, certifique-se que o seu companheiro está bem hidratado e apenas comeu uma refeição leve, para evitar possíveis enjoos. Por fim, para que se sinta mais descontraído e possa relaxar na viagem, dê um passeio.

Prev Post
Cuidados a ter com o seu coelho de estimação
Next Post
Benefícios de ter um animal de estimação

Add Comment

Your email is safe with us.

0
Close

Your cart